segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

The Flash e Arrow - Midseason Finale

Depois de um crossover incrivelmente épico, The Flash e Arrow retornam para o último episódio do ano com a mesma fórmula que foi usada nas respectivas temporadas anteriores. Para The Flash, por mais que represente uma falta de criatividade, isso pode ser bom, já que a série teve uma excelente primeira temporada. Para Arrow, no entanto, isso faz piscar um alerta enorme, já que a terceira temporada desandou muito, depois da Midseason finale. Repetir o mesmo erro seria vergonhoso para uma série que começou tão bem. Para poder explorar melhor os dois mundos, vou analisá-los separadamente.

PS: Não falei sobre o crossover porque a única coisa que escreveria seria “épico” repetidas vezes, mas vou um pouco além aqui: um show de ação, ótima química entre o elenco, muita comédia, efeitos especiais ótimos e VIAGEM NO TEMPO (viagem no tempo é sempre uma grande qualidade).
Atenção! O texto a seguir tem spoiler da Midseason Finale de The Flash e Arrow.
The Flash
A midseason finale de The Flash não foi no mesmo padrão que as outras finales que a série já apresentou e isso, infelizmente, não me surpreendeu. Pela promo do episódio, percebi que iriam colocar três vilões diferentes no episódio e sabia que isso iria comprometer e muito o andamento da história principal, como comprometeu. Acabou que o episódio, em sua grande maioria, foi mais um filler especial de natal do que propriamente uma finale para nos deixar ansiosos até o fim do hiato.
Só que claro, nem tudo foi de todo dispensável e vou falar primeiro sobre o Harrison Wells da Terra 2. Bem, era meio previsível que uma hora ou outra ele poderia se voltar contra o pessoal da Terra 1 por causa da filha, mas da forma que ocorreu, lembrou muito a temporada passada. Zoom quer que o Barry fique mais rápido para poder roubar a velocidade dele e fez com que Wells concordasse em ajudar por causa da filha. Há um ano atrás, Wells (que na realidade era o Eobard, mas isso não importa porque o chamavam de Wells, rs) queria que Barry ficasse mais rápido para poder criar um buraco de minhoca onde Wells/Eobard poderia viajar de volta para o futuro GREAT SCOTT!.
Isso me deixa um pouco balançado com essa temporada, porque eu acabei gostando e não gostando desse plot, rs. Vai ser ótimo rever o Wells ajudando o Barry e querendo que ele fique mais forte e inevitavelmente Barry vai se lembrar mais ainda do Wells 1. Até porque, vimos que Barry perdoou o Wells 1 agora, então com certeza ele vai fazer o mesmo que nós, meros mortais: papel de trouxa DE NOVO. Ele vai confiar 100% no Wells enquanto o próprio só irá usá-lo por conveniência. #SomosTodosBarryAllen
Porém, eu não gostei porque parece que reciclaram o plot passado. Me leva a pensar que, caso apareça uma Terra 3, teremos outro Wells que vai usar o Barry de novo por algum motivo. Eu sei que o Wells da Terra 1 não era o Wells, já que o próprio morreu quando o Barry ainda era criança, mas isso não muda muita coisa. Fica aquela sensação de estarmos vendo a mesma temporada. Espero estar bem enganado.
No melhor do episódio temos.... Wally West chegando!!!!111. Confesso que me surpreendi com ele presente aqui porque ele será claramente um dos trunfos dessa temporada. Porém, fico MUITO feliz que os produtores tenham o introduzido logo, já que assim, eles poderão desenvolver bem o personagem e não simplesmente jogá-lo na nossa cara. Outra coisa que achei bem feita foi a relação dele com a Iris e o Joe. Nos quadrinhos, Wally é sobrinho de Iris, mas na série ele é irmão dela. Isso foi bem acertado porque nunca foi mencionado que o Joe tinha um outro filho, logo ficaria complicado aparecer um sobrinho da Iris do nada. A história da mãe de Iris estar grávida depois que a deixou ficou bem coesa e justificou a volta da personagem do nada. Eu fiz aquele “ahhhhhhhhhh, agora entendi porque ela voltou. Não foi só para ter um draminha com Iris e Joe”.
O que eu fico pensando agora é como Wally irá ganhar a velocidade. Temos o soro que o Wells criou para aumentar a velocidade do Barry, por exemplo, mas será que injetariam isso no garoto sem nem pensar em uma reação diferente, já que ele não é um meta-humano? Ou será que Wally de certa forma já tem os poderes mesmo não estando em Central City, assim como aquele meta-humano que apareceu na primeira temporada? Será que o Wells recriará o acidente que deu poderes ao Barry para que assim ele consiga mais velocidade, mas na verdade o raio vai acabar atingindo o Wally? Teorias, teorias, teorias….
PS: Destaque para o momento em que Zoom diz para o Wells “Merry Christmas” HAUAHUSHAHUAHUSAA. Para quem não viu nada demais nessa cena, ela foi uma clara referência à midseason finale da temporada passada, onde na cena final, Wells/Eobard olha para a roupa do Flash Reverso e fala com a voz alterada “Merry Christmas”. Achei excelente a referência.
Arrow
Diferente de The Flash, Arrow entregou um episódio muito superior do que costuma entregar, até em finales. Foi um episódio muito bem organizado com doses certas de ação, suspense, comédia e até, porque não, um pouco de romance. O problema do episódio foi em sua conclusão que me fez lembrar de um trauma grande que tive na temporada passada. Antes, porém, vou falar das coisas boas.
É nítido ver que a série está MUITO mais leve, como previ no meu texto sobre a Season Premiere. Por mais que o vilão tenha um ar obscuro, não é algo tão dramático. O próprio Oliver mudou e a decisão de colocar todas as cartas na mesa só confirma bem isso. Quando ele anunciou para a imprensa que Damien Dahrk estava comandando os fantasmas, fiquei impressionado, já que agora não é só o Arqueiro Verde que está contra o chefão, mas Oliver também. Isso impressiona porque é nítido que haveria retaliação da parte de Dahrk, o que aconteceu.
Na parte dos flashbacks, não tivemos nenhuma revelação ou acontecimento importante, assim como não temos há bastante tempo. Fico me perguntando se esse formato ainda é interessante depois dessas temporadas todas porque o nível dos flashbacks caiu bastante. Parece filler. Parece que os produtores pensaram em fazer os flashbacks com os anos que o Oliver esteve ausente, mas não pararam para pensar exatamente o que ele faria ou para onde iria. Depois que Oliver apareceu em Starling City no flashback da temporada 3 parei de levar isso a sério. Parece que após os flashbacks da segunda temporada, tudo que acrescentam só adiciona itens na lista de “piores erros da série”.
O ponto alto do episódio, na minha opinião, foi a ação que parou de ser subutilizada como na última temporada e voltou a ser o carro-chefe da série. Ver Malcolm Merlyn vestido de Arqueiro Verde foi muito épico e até Felicity ganhou seu momento badass. Canário Negro deixou de ser uma simples ajudante e passou a ser uma das protagonistas de um plano de resgate. Foi tudo bem amarrado, até que houve um deslize que me perdeu, por mais bobo que seja.
O que acontece é que Dahrk mostra a câmara de gás e coloca uma pessoa lá dentro. Em menos de um minuto, a pessoa está morta, pura e simplesmente. No entanto, ao colocar Felicity, Diggle e Thea, a câmara é ligada, há um momento em que todos começam a tentar quebrar o vidro, Oliver chora e tenta quebrar o vidro, só depois a Canário e Malcolm chegam, batem em todo mundo, depois a Canário grita, racha o vidro, joga aquela espécie de bastão que não sei o nome que ela usa e aí Oliver pega, quebra o vidro e só depois todo mundo sai. Detalhe: ninguém sai debilitado. Todo mundo sai correndo em plenos pulmões, como se tivesse acabado de acordar.
Essa questão de timing me irrita muito em séries porque cria uma expectativa errada na gente, já que três pessoas podem sobreviver a mais de um minuto em uma câmara de gás por serem protagonistas. Um figurante, não. Não vou dizer que foi um erro gritante e que me leva a pensar no futuro da série. Claro que não. Esse erro de que falei no início, veio depois, nos últimos segundos do episódio.
Preciso dizer que Felicity não morreu? Acho que não, né? Fico impressionado como Arrow consegue enganar tantos fãs. Nem parece que as pessoas estão assistindo a série. Foi a mesma coisa que ocorreu com Oliver na midseason finale passada. Ele levou uma espadada que deve ter perfurado vários órgãos dele, foi jogado de não sei quantos mil metros, mas sobreviveu. Até o sangramento saindo pela boca foi igual. Não foi uma referência, foi Ctrl C + Ctrl V.
Isso me irrita bastante porque Felicity à beira da morte é um plot tão desnecessário quanto foi o Oliver morrendo. Oliver, Diggle e Felicity formam o trio da série. Um deles morre e a série acaba. É tipo Harry, Rony e Hermione. Não dá para matar um dos três. OK, alguém morreu nesse processo e só veremos quem foi depois do hiato, mas Felicity está mais viva do que todos ali. O que esse plot todo me mostrou foi: “vamos sacanear todo mundo. Vamos dar foco agora em algo sem nenhuma importância e que não vai representar nada pra série e só depois vamos mostrar de fato quem vai morrer”. Juro que quase ouvi um “Glu glu ié ié” no final.
Dessa forma, voltamos à estaca zero no quesito quem morreu. Depois do pedido de casamento, onde todos estavam presentes, cada um foi para os respectivos lares. É de se pensar que Dahrk não mandou uma emboscada só para Oliver, mas para todos ligados à ele. Logo, todo mundo pode ter morrido nessa jogada. Fico impressionado como insistem em matar a Canário Negro. Outra que acho que não morre na série. No máximo, pode sair para ir para outra série. Primeiro que ela é uma das mais importantes personagens femininas da DC. Além disso, Sara acabou de ressuscitar e algo me diz que Laurel pode acabar se juntando à ela em Legens of Tomorrow no futuro. Enfim, não acho que será alguém tão impactante que vai morrer não. Ainda aposto no Lance.

OBS: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Não deixe, também, de curtir minha a página no Facebook clicando aqui e de participar do sorteio de final de ano clicando aqui!
E você, o que achou dos episódios? E da coluna?
Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D