quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

The Flash - Welcome to Earth-2

The Flash é aquela série que começou de uma forma bem despretensiosa e aos poucos foi ganhando o respeito do público e da crítica. Atualmente, é a maior audiência da CW, que tem séries com fãs bem consolidados como Supernatural, The Vampire Diaries e até Arrow. Welcome to Earth-2 é um daqueles episódios que nos fazem entender o porquê do velocista escarlate estar ganhando cada vez mais fama na televisão. Dois episódios depois de um excelente The Reverse-flash returns (que não comentei aqui porque não estava em casa na semana de exibição), senti a necessidade de vir aqui comentar esse episódio que, com certeza, já fez história assim como Out of time da temporada passada.


Atenção! O texto a seguir tem spoiler do episódio 13 de The Flash.
O episódio começa com Barry, Harry e Cisco planejando a viagem para a Terra-2 e fechando quase todos os portais que conectam os dois mundos. Já nesse começo eu gostei bastante do roteiro porque não mostrou enrolação. Antes disso, porém, houve uma conversa de Barry e Iris sobre ele estar fugindo da realidade onde Patty o abandonou. Essa menção só reforça a ideia de que a passagem da personagem pela série ainda não acabou. O que é um alívio, já que ela formava um ótimo par pro Barry foi mal, West-Allen e SnowBarry.
Com tudo pronto e o conselho do Jay Garrick de prestar bastante atenção em todos os fatos da Terra-2, a equipe atravessou o último portal aberto com o auxílio do canhão da velocidade. E é aí que veio a chuva de referências que faria até o Capitão América ficar emocionado. Teve a aparição de um Arqueiro Verde mais velho, que provavelmente é o pai de Oliver, já que ele sobreviveu ao acidente de barco na Terra-2, ao invés do filho. Teve também um outro Flash, que lembra muito o Flash da série de 1990, onde John Wesley Shipp interpretava o papel de Barry Allen. Não por coincidência, ele faz o papel de pai do Barry da série atual. Será que teremos mais um Flash para a série? Será que o pai do Barry na Terra-2 é um outro Flash, fazendo referência com a série antiga e conectando as duas séries?
Além disso, temos a presença de uma figura conhecida: Supergirl! Sério, eu fiquei bem feliz quando a vi em meio a tudo isso. Para quem não sabe, Supergirl terá a presença de Flash no episódio do dia 28 de Março. Por mais que o crossover entre CW e CBS (emissoras de Flash e Supergirl, respectivamente) já tenha sido confirmado, uma aparição em um episódio só fortalece mais a conexão entre as duas séries. Supergirl está cada vez melhor e eu não estou conseguindo mais esperar esse crossover com Flash. Será épico demais.
Voltando para as referências, temos Gorila Grodd, que já foi revelado ser um dos vilões de destaque na próxima temporada da série. Aparece também um homem que não faço ideia de quem seja, mas que apontaram como sendo Jonah Hex um personagem que também desconheço. E por fim, aparece o anel da Legião dos Super-heróis que, pelo o que andei lendo, é um grupo de heróis do século XXX. Isso pode significar mais viagem no tempo, o que é sempre muito bem-vindo ou a Legião dos Super-heróis pode aparecer como um grupo da Terra-2. Não seria a primeira vez que a série muda o contexto dos personagens dos quadrinhos.
O visual da Terra-2 é muito bem explorado, o que dá uma ideia ampla de como o espelho da Terra-1 é. Com muita tecnologia e um estilo retrô, o mundo aparenta se passar anos atrás, mas possui dispositivos que são apenas projetos no nosso mundo. Essa fusão antagônica cria uma atmosfera única e peculiar que a Terra-2 precisa para nós conseguirmos distinguir os dois mundos. Outro ponto forte na criação desse mundo foi a idealização dos sósias, que às vezes tem personalidades idênticas, como no caso do Wells, e às vezes, personalidades opostas, como o vilão Tokamak da Terra-1, que na Terra-2 é um cara normal e que trabalha pro Harry. Aliás, esse talvez seja o ponto mais forte do episódio e da premissa da Terra-2, já que é um Whole New World mundo completamente novo, com pessoas idênticas, mas que podem ser completamente diferentes nas suas personalidades.
PS: Dá para imaginar o Snart sendo prefeito?? Não, não dá! rs.
Ao tentar usar os poderes com a ajuda do óculos criado por Harry, Cisco percebe que eles estão desajustados por causa da diferença de frequência entre as Terras. Isso impossibilita que Cisco localize Zoom e cai por terra que trocadilho ruim a necessidade dele ali. É então que Barry vê o sósia dele na televisão e tem uma ideia: trocar de lugar. Acho que não tenho como expressar o quanto eu ri do Barry da Terra-2 vendo o Harry. Fizeram um nerd bem estereotipado, daqueles que se via em filmes americanos antigos. A ideia de trocar os personagens de lugar foi ótima porque nos proporcionou visitar a vida do Barry 2 através dos olhos do Barry 1. Foi muito bem bolado.
Barry vai para a delegacia e se depara com algo bem louco. Na parede principal, há vários soldados com o capacete igual ao do Jay Garrick. Pouco tempo depois ele descobre que o capitão da Terra-1 é bandido na Terra-2 e o nosso Pistoleiro trabalha na delegacia e não sabe atirar bem! HAUHAUSHAAU Sério, parabéns aos envolvidos por isso. Foi genial, ainda mais por trazer de volta um vilão de Arrow e conectar as duas séries até na Terra-2. Isso só mostra o comprometimento da CW em formar um universo completamente conexo em suas séries, mesmo que o filme do Esquadrão Suicida esteja batendo na porta. Porém, talvez a surpresa maior esteja no fato de que na realidade a Iris é a detetive e não o Joe. Além disso, West-Allen na Terra-2 é real e quem shippa o casal deve ter amado isso. Eu não consigo gostar da Iris, nem da Terra-1 e nem da Terra-2, mas consigo ver o esforço que os produtores fizeram para torná-la melhor ao longo da série. O papel dela nesse novo mundo quis dar uma maior importância para a personagem e colocá-la mais ativa e conseguiu esse feito, mesmo que tenha sido breve.
Quando você pensa que as referências acabaram, PUFT, aparecem mais. Barry vai para casa com Iris e ela diz que a mãe dele ligou mais cedo. Nessa hora pareceu que a Nevasca tinha me congelado porque fiquei totalmente sem reação. Estou tão mergulhado no mundo da série que nunca passou essa possibilidade na minha cabeça. Barry não é o Flash nessa Terra, Eobard Thawne não voltou no tempo para matar a mãe dele. Além disso, no telefone há uma lista de discagem rápida. Nela podemos ler Pai, Mãe e Pai, Eddie, Bruce, Hal e Diana.
Bem, se você conhece um pouco dos super-heróis e dos personagens da série, sabe que Eddie provavelmente é Eddie Thawne. Seria ele amigo do casal? Também deve saber que Bruce deve ser Bruce Wayne vulgo Batman, Hal deve ser Hal Jordan vulgo Lanterna Verde mais conhecido da DC e Diana deve ser Diana Prince vulgo Mulher-Maravilha. O que é intrigante nisso tudo não é o fato da conexão e da referência, mas um detalhe: se Barry não é o Flash, como ele conhece essa turminha do barulho da sessão da tarde? Isso levanta uma possibilidade que coloquei lá em cima: seria Henry, pai do Barry, na Terra-2, um outro Flash? Isso explicaria a conexão do Barry com todos esses personagens. Claro que, nesse caso estou supondo que todos os personagens que são heróis na Terra-1, são os mesmos na Terra-2, o que no caso do Barry não é verdade, ou é?
Nem vou dizer que foi emocionante a conversa do Barry com a mãe, né? Grant Gustin é um excelente ator que consegue caminhar de forma verdadeira entre a comédia e o drama sem ser bobo ou piegas. A cena foi muito bem executada e fiquei com pena do Barry por não ter reencontrado a mãe dele pessoalmente. Depois dessa cena você pode achar que a cota de emoção do episódio acabou, mas aí você se depara com o Joe e percebe que 1) ele é um cantor de Jazz, 2) ele não suporta o Barry e 3) Joe se chama Joseph e Barry se chama Bartholomew. Outra coisa improvável na Terra-1 e que faz sua cabeça fritar tentando imaginar tal mundo. Cada choque de realidade desse só deixa claro que a série vem cumprindo bem o papel de nos colocar dentro de um mundo fictício ao ponto de saber o jeito de cada personagem. E ah, pesquisando um pouco, descobri que Bartholomew Allen existe nos quadrinhos e é também conhecido como Bart Allen vulgo segundo Kid Flash ou Impulso. Ele é neto de Barry com Iris, o que nos faz ficar encucados: seria essa apenas uma referência ou teria alguma coisa ligada com as histórias? Barry da Terra-2 poderia ser ou vir a ser um velocista também? Seria essa a ligação que ele tem com os outros heróis?
Além disso, foi super chocante saber que Iris deixou seu estágio como jornalista e virou policial para pagar os estudos do Bartholomew, para ele ser phd. Nessa hora minha cabeça entrou em colapso e vou deixar aqui dois gifs para representar as minhas emoções diante de tanta viagem na maionese.
Ai, gente, que loucura!
O universo paralelo assim, irreal!
Enquanto isso na Terra-1, o canhão de velocidade quebrou logo após Barry, Harry e Cisco partirem. Jay e Caitlin tentam achar uma solução para o problema quando surge um novo meta-humano. Ele clama pelo Flash, mas Barry não está e Jay é tão rápido quanto qualquer ser humano comum. É aí que Joe dá a ideia de usar a Velocidade 6 que Jay já usou para salvar Harry. Só que Jay conta para Caitlin um segredo: ele já usou a velocidade 6 bem antes de salvar Harry. Depois de ganhar os poderes, Jay ficou sedento por mais velocidade e injetou o componente nele. Porém, houve efeito colateral e ele acabou perdendo os poderes que ele havia ganhado. A velocidade 6 é o verdadeiro responsável pela doença de Jay.
Isso pode ter ligação com uma outra parte da história. Se vocês prestaram atenção, no final do episódio 11, aparece o Jay Garrick da Terra-1, que vem a ser Hunter Zolomon. Se você desconhece os quadrinhos, assim como eu, pode deixar passar esse nome, mas com uma pequena busca você descobre que essa é a verdadeira identidade de Zoom nos quadrinhos. Aí você para e pensa: será? Pois é, ficaria muito na cara colocar as cartas na mesa logo dessa maneira. Porém, não acredito que iriam jogar um nome tão importante nos quadrinhos apenas como blefe. Alguma ligação deve ter e essa história do Jay só aumenta isso. Zoom é muito rápido e quer ser mais rápido ainda. O discurso do Jay não é exatamente igual ao de Zoom? Ele não foi seduzido pela velocidade da mesma forma que Zoom parece estar? É muita pergunta para nenhuma resposta.
Preciso dizer que assim como todos os fãs da série estava bem ansioso para ver a Nevasca. O que posso dizer é que valeu muito a pena esperar. A vilã está bem caricata e no tom perfeito, seguindo a linha Terra-2. Minha única observação é referente aos efeitos especiais que deixaram a desejar. A série já fez coisas bem mais elaboradas para escorregar no gelo da Nevasca outro trocadilho péssimo, rs. Além disso, queria ver um pouco mais do Morte Nuclear. Não gostei dele ser praticamente o capacho da Nevasca e não ter uma identidade, mas entendo que eram muitos personagens para trabalharem e ele acabou sendo o menos importante no meio disso tudo.
Joseph acaba atingido pelo Morte Nuclear e Barry se sente na obrigação de ajudar Iris a deter o casal do mal. Ele tem uma discussão com Harry, que não entende que Barry considera Joe e Iris como família em qualquer universo. O fato de Barry querer salvar Iris e Joe da Terra-2 só fez brilhar mais forte uma luz que estava na minha cabeça desde que ele chegou no novo mundo. Se pararmos para analisar, de certa forma, a Terra-2 poderia ser a realidade alternativa da Terra-1 caso Barry tivesse impedido o Flash Reverso de matar a mãe dele. Explico melhor: se lembra que, na season finale da temporada passada, Barry voltou querendo mudar o passado e salvar a mãe? Então, imagina se ele tivesse de fato alterado o passado. Para mim, a Terra-2 acaba sendo bem semelhante ao que aconteceria se essa mudança se concretizasse.
Com a mãe de Barry viva, ele não se esforçaria tanto para ser CSI e nem teria o objetivo de tirar a o pai dele da cadeia. Ele não seria criado pelo Joe e nem seria visto como um irmão pela Iris. Isso faria ele ter uma chance maior com ela e não ter um relacionamento bom com Joe. Seria o tipo de relacionamento que vimos na temporada passada entre Eddie e Joe. Todas essas mudanças poderiam impactar no caráter dos outros personagens transformando os mocinhos nos vilões e vice-versa. Podemos pensar, então, que a Terra-1 e a Terra-2 são de fato iguais em essência, mas as modificações que Barry fez com as viagens no tempo na Terra-1 podem ter distanciado essa semelhança e embaralhado muita coisa. É algo a se pensar.
É no final do episódio que você acha que já teve acontecimentos demais para uma temporada inteira e percebe que tem mais. Somos introduzidos ao Ressonância, sósia de Cisco. Nevasca e Morte Nuclear trabalham para ele, que trabalha para Zoom. Só que ele diz para Cisco que os dois poderiam ser deuses e não trabalhar para ninguém. Eles tem um poder que os tornam extremamente poderosos ao ponto de meter medo na Nevasca e Morte Nuclear juntos. Cisco, obviamente, recusa a se bandear pro lado negro da força referências do Cisco <3 e numa demonstração de poder, Ressonância ataca Flash, que cai no chão. Ele e Morte Nuclear bombardeiam Barry de todas as formas enquanto Nevasca pede para eles pararem, já que se Zoom chegasse ia dar ruim, como deu. Zoom chegou e logo matou Morte Nuclear. Logo depois, ele mata Ressonância de uma forma já conhecida e que faz Cisco ter calafrios ou ele tava muito perto da Nevasca? rs. Zoom poupa Nevasca, já que ela foi a única que obedeceu a ordem dele, e sai dali com um Flash desacordado.
Antes de tudo, pesquisando sobre o Ressonância, fiquei surpreso com a origem dele nos quadrinhos. Ele, na realidade, é irmão do Vibro, que na história original se chama Paco. Além disso, se pararmos para analisar a questão que eu levantei lá em cima sobre a Terra-2 ser idêntica à Terra-1, tudo se encaixa. Morte Nuclear morreu e isso equivale à morte do Nuclear da Terra-1. Ressonância morreu da mesma forma que Cisco morreu na Terra-1 antes do Barry voltar no tempo. Tudo bem que se analisarmos a fundo o que afirmei, não teríamos garantia de que Nuclear e Cisco morreriam na Terra-1 da forma que morreram, já que como a mãe do Barry morreu, o tempo foi modificado e se distanciou da Terra-2. Porém, sabemos que o tempo sendo complexo como ele é, não deixa que as coisas fujam muito da ordem natural. Por exemplo, eu diria que a morte prematura do Joe na Terra-2 foi para compensar o fato da mãe do Barry estar viva. Ou melhor dizendo: o fato do Joe estar vivo na Terra-1 é devido à morte da mãe do Barry.
No final do episódio, vemos Barry em uma cela no mesmo local onde Jesse, filha de Harry, está presa. Há mais um mascarado ali, que provavelmente é um rosto conhecido. Mais um personagem para o bolão Quem é esse Pokémon da Terra-2? Façam suas apostas!


OBS: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Não deixe, também, de curtir minha a página no Facebook clicando aqui!
E você, o que achou do episódio? E da review?
Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D