terça-feira, 7 de junho de 2016

Erros do Mundo Potterhead

Em 2011, chegou ao fim uma das franquias mais bem sucedidas do cinema: Harry Potter. Não existia mais livros para adaptar e era o momento de se despedir da saga. Quase cinco anos depois, já temos mais uma trilogia do mundo de Harry Potter confirmada, temos Pottermore e uma peça de teatro como sendo “a oitava história de Harry Potter”. É justamente na peça que moram dois erros grandes que me deixaram bem triste, enquanto fã.
Eu já falei sobre o primeiro erro aqui no blog, mas parece que mesmo depois de meses as pessoas ainda não entenderam muito bem, então eu quero mais uma vez abordar esse assunto. Semana passada, saíram fotos dos atores caracterizados como os personagens, inclusive até fiz um post por dia falando sobre a caracterização dos atores. Veja abaixo:
Harry Potter, Alvo Severo Potter e Gina Weasley
Rony Weasley, Hermione Granger e Rose Weasley
Draco e Scorpio Malfoy
Se vocês lerem os posts, verão que eu fiz uma série de críticas sobre vários atores e as caracterizações, mas, dentre todos, qual chamou mais atenção do mundo? Hermione. E aí entra uma questão que é bem difícil para as pessoas entenderem: são duas mídias diferentes, cinema e teatro. Por exemplo, tem atores que fazem só teatro, outros que fazem só cinema e outros que fazem os dois. Quando a J.K. Rowling não determinou qual era a etnia da personagem, ela deixou aberto para que qualquer um interpretasse a Hermione de qualquer jeito. Não interessa se na capa do livro a Hermione é branca ou se no filme escolheram a Emma Watson pro papel. Podem fazer outras adaptações dos livros onde a Hermione poderá ser roxa com listras amarelas. Será canon se ela tiver cabelo crespo, olhos castanhos e ser inteligente.
J.K. Rowling, inclusive disse ao The Guardian sobre os comentários racistas sobre a Hermione Negra:
“Com a minha experiência nas redes sociais, eu sabia que os idiotas iriam agir de forma idiota. Mas o que você pode falar? É o jeito como o mundo está. Noma foi escolhida porque ela é a melhor atriz para o papel. Eu tive um bando de racistas me dizendo que porque (nos livros) Hermione ‘ficou branca’ – quer dizer, perdeu cor no seu rosto após um susto – que ela tem que ser uma mulher branca, o que eu tenho uma enorme dificuldade para entender. Mas eu decidi não me alterar muito por causa disso e continuar firmemente declarando que Hermione pode ser uma mulher negra com minha absoluta bênção e entusiasmo. O que mais me chocou foi que as pessoas não conseguem ver uma pessoa sem ser branca como a heroína da história. Sendo assim, é brilhante que isso aconteça.”
Isso me deixa bem envergonhado porque eu faço parte desse fandom e ver tanta intolerância me desaponta completamente. Muitas pessoas dizem que o fato de não querer uma Hermione negra não é por racismo, é porque já estão acostumados com os atores dos filmes. Pois bem, não vi ninguém reclamando do Rony ser loiro (a principal característica dos Weasley é ser ruivo), também não vi alguém reclamando dos olhos do Harry e do Alvo (que no livro são verdes e no filme são azuis) serem castanhos escuros. Nada li sobre o fato do Scorpio e do Alvo serem interpretados por atores velhos. Para se ter uma ideia, o ator do Alvo tem vinte e dois anos e interpreta um personagem de onze anos. Por que a cor da pele choca tanto, sendo que é algo que nem no livro está especificado?
Isso me entristece porque não foi isso que eu li em Harry Potter e acho que quem reclama de algo tão pífio nem deveria se considerar fã. Afinal de contas, o que muda na história se a Hermione é branca, negra ou asiática? Ela vai deixar de ser inteligente, sabe-tudo, organizada, estudiosa? Hermione sempre lutou pelas minorias e pelo fim do preconceito e ao reclamar da atriz que está personificando a personagem pela etnia vocês estão simplesmente matando a personagem de desgosto. É como se vocês dissessem que a Hermione não é boa o suficiente para estar no trio da série porque ela é nascida trouxa.
Quando você não aceita essa interpretação da personagem, você está sendo egoísta e quer que sua visão esteja acima da visão do resto do mundo só porque a personagem começou sendo adaptada como branca e você não consegue enxergar diferente. Bem antes da peça, eu já tinha visto várias fanarts de Hermione negra. De alguma forma, já existia essa interpretação para a personagem. Só porque você tem uma mente fechada e que acha que uma adaptação cinematográfica dita o que é canon ou não para uma série de livros, todo mundo tem que concordar? Nos livros e até em capa de livro, o Voldemort tem olho vermelho. A Hermione da Emma Watson já tinha cabelo liso no segundo filme e Daniel Radcliffe tem olhos azuis e não verdes como o Harry, sem falar o cabelo que nunca ficou bagunçado como descrito. Minha dica para você que mesmo depois de ler esse texto ainda não aceita o fato: repense o que você acha importante nas pessoas, se é o caráter ou a aparência física e depois tenta aplicar isso pra ficção também porque, querendo ou não, vai ter Hermione negra sim e além disso, também vai ter Rose negra!
O erro de J.K. Rowling
Sim, o segundo erro que quero abordar aqui é dela, J.K. Rowling. Vocês provavelmente devem estar pensando “quem é esse cara para apontar um erro de J.K. Rowling?”. Bem, prazer, meu nome é Brenno e sou muito fã não só de Harry Potter como de J.K. Rowling. Assim como o mundo todo, eu posso apontar erros de quem eu quiser, inclusive e principalmente, dos meus ídolos. Todo mundo devia tentar isso um dia, faz bem. Voltando ao assunto, uma pergunta que me rodeia diariamente ao ver tanto brasileiro reclamando da atriz da Hermione ser negra é: essas pessoas todas vão para Londres ver a peça? Acho que não, né, só se, na realidade, o Brasil é uma potência mundial tão grande que, mesmo em crise, os residentes do país consigam ir à Londres assistir uma peça e voltar. Enquanto as pessoas ficam reclamando da escolha da atriz, ninguém para e pensa que talvez nunca veja essa peça. Além de reclamar, vai criticar algo que nem viu e talvez nem veja.
A primeira coisa que pensei quando a peça foi anunciada foi: nunca pensei que a J.K. faria algo assim. Ao tomar tal atitude, ela simplesmente excluiu a maioria do fandom dela de um evento tão grande que talvez até os cinemas não pudessem comportar. Não falo isso porque eu não poderei ir. Talvez se eu juntasse dinheiro e parcelasse em mil vezes a viagem, eu conseguisse ir, mas acho que nem se pudesse, teria o gosto de ir. Bem, se você acha que eu estou sendo muito extremista, vamos aos números que nunca falham sim, sou de exatas. Bem, se todos os Potterheads do mundo curtem a página oficial de Harry Potter no Facebook, então temos 73748186 (até o momento em que eu escrevia) de Potterheads no mundo inteiro. O Palace Theatre London, teatro que abrigará a peça, segundo uma rápida pesquisa na internet, tem capacidade para 1400 pessoas. Considerando que o elenco trabalhará todos os dias do ano, todos os anos e considerando que todos os Potterheads tem o necessário para ir na peça uma vez na vida, então o elenco teria que realizar a peça por 52677 dias para que todos os Potterheads tivessem a oportunidade de assistir. Isso dá aproximadamente 144 anos, com o elenco trabalhando diariamente.
Dá para perceber a minha indignação? Mesmo que a peça rode o mundo e vá para outros países, não será o mesmo elenco e mesmo assim não conseguirá atender a todos porque teatro é algo bem mais caro. Não me dei nem ao trabalho de pesquisar quanto vale um ingresso para a peça. Só a libra esterlina vale cinco reais, para se ter uma ideia. Uma saída seria gravar a peça e transmitir para o mundo, mas mesmo assim vão privar as pessoas da experiência do teatro, que alguns poucos tiveram. É diferente de um parque ou um museu que tem uma capacidade absurda, é aberto todos os dias e estará lá para sempre e, por precisarem de um local, não tem como ser mundial. Uma história não é para ter um local, ainda mais algo tão grandioso como os 19 anos depois de Harry Potter, mas foi isso que J.K. Rowling fez. É como se tentasse colocar um elefante em um pote de sorvete. Não dá.
Para “amenizar” isso, vai ser lançado o roteiro da peça. Agora, muita hora nessa calma! O roteiro da peça não é a história bonitinha que a gente lê nos livros normais. Não é em formato de romance. É formato de roteiro de teatro. Até mesmo isso, parece mais uma jogada para ganhar mais dinheiro em cima da série porque o livro não é visto por menos de oitenta reais. Além disso, já noticiaram que vão vender também o roteiro de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Mais uma vez: não é roteiro estilo história narrada que a gente leu a J.K. Rowling escrever durante sete livros. Não, vai ser o roteiro do filme. Se eu vou ver o filme, para que eu vou ler o roteiro? Só porque a J.K. escreveu? Isso me magoa bastante porque parece que querem fazer os fãs de otários para arrecadar mais e mais dinheiro com as sobras ou algo que nós nem sequer pedimos, mas como está escrito “J.K. Rowling” na capa, vai todo mundo comprar. Essas coisas me assustam.
Mais uma vez quero reafirmar aqui que sou grande fã de Harry Potter e de J.K. Rowling. Porém, eu tenho senso crítico e sei reconhecer quando vejo algo errado. Espero do fundo do coração que essa peça seja uma spin-off ou uma história paralela e não uma história canon que trará consequências para o resto da série. Seria muito injusto se J.K. fizesse isso. E para você, leitor, entender: mesmo não podendo ir na série e mesmo sendo contra a realização da mesma, continuarei defendendo a escolha da atriz que fará a Hermione no teatro. Se você acha que eu errei em algum ponto, comente aqui embaixo, que terei o prazer de ler e responder. Todo mundo é passível de críticas, desde que elas tenham algum fundamento e não sejam apenas haterismo.
OBS: Se você chegou no blog através dessa coluna e quer saber mais sobre esse espaço, leia a minha primeira coluna explicando o blog clicando aqui. Além disso, curta a página do blog no Facebook clicando aqui para saber quando a próxima coluna sair e poder sugerir futuros temas pro blog.
E você, o que achou desses erros? E da coluna?
Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D